Definir Público-Alvo &
Persona Nas Redes Sociais
Para ter um perfil de sucesso no Instagram e outras redes sociais, é de grande importância que o influencer saiba exactamente quem é seu público-alvo e as personas que estes representam.
Não sabes bem como definir ou criar uma persona? Não se Preocupe vamos-te ajudar neste artigo a definir e criar uma persona com base no teu público-alvo.
A persona é usada como ferramenta do marketing para criar um perfil sobre quem seria o seu cliente ou seguidor ideal, dentro da identificação do grupo público-alvo.
Nosso objectivo é de vos ajudar a direcionar melhor a criação do vosso conteúdo com uma assertividade maior e de forma mais interessante.
Qual é a diferença entre persona e público-alvo?
O público-alvo é a representação dos clientes ou seguidores em segmentos que tu queres atingir.
A persona no marketing é um perfil comprador que representa quem seria o cliente ideal ou nomeadamente nesse caso o consumidor do teu conteúdo na redes sociais.
Como Criar Meu
Público-Alvo?
O público-alvo é a representação dos seguidores/clientes que tu queres atingir.
São os seguidores de uma rede social, que tem características em comum, nomedamente:
- Pessoas com uma mesma educação.
- Classe social.
- Idade.
- Nacionalidade.
- Localidade e às vezes, até uma mesma profissão.
(A depender de qual é o vosso conteúdo oferecido).
Por norma o segmento do público-alvo já apresenta uma breve descrição do mesmo. Diferente da persona, que é mais aprofundada, com uma série de pormenores a serem considerados.
Para destacar as principais características público-alvo faça uma:
- Definição generalizada e ampla.
- Não defina hábitos e peculiaridades.
- Não destaque hobbys e interesses pessoais/profissionais.
Se reduz a pessoas que poderão querer seguir o perfil, consumir vosso conteúdo e serem influenciados.
Dois Exemplos de Perfis e Grupos Alvos.
Como Criar uma Persona?
Para criar a persona perfeita para o seu perfil, precisa apenas seguir 04 passos, o primeiro é responder algumas perguntas sobre os teus seguidores.
De maneira simples e facilitada divida as perguntas em algumas categorias:
> Objectivos pessoais.
> Objectivos profissionais.
> Gostos e interesses.
> Dificuldades pessoais.
> Dificuldades profissionais e sonhos.
Abaixo temos algumas perguntas de sugestão, claro podes adaptar sempre a vossa necessidade para identificar a persona seguidora ideal do vosso conteúdo.
Passo 1: Coleta de Dados e Informações dos Seguidores.
Passo 2: Crie uma Hipótese
Com os dados coletados agora é hora de ir ao pormenor sobre o perfil dos seguidores que deseja atingir.
Pense em uma ou mais cenas e situações, que vá de encontro aos dados coletados e identifique quais cenários, poderá ser o mais condizente com o que o seu seguidor busca nas redes sociais para poder te encontrar.
Importante lembrar que este seguidor pode ser um visitante 100% novo que ainda não conhece teu trabalho/perfil, ele encontrou-o através de conteúdos semelhantes
Passo 3: Encontrou Uma Hipótese Real?
Agora que já tem todo um cenário construido para as hipóteses de quando, como e porque? Os novos seguidores irão encontrar-te e se manter a seguir e consumir teu conteúdo é importante revisar tudo criado até aqui, agora com uma perspetiva mais agressiva e questionadora, isto é mesmo possível e alcançável? Uma boa solução é partilhar estes resultados com alguém de confiança ou parceiro envolvido no projecto e obter uma opinião para que possam validar as hipóteses.
Faça a gestão da vossa rede social com toda
a liberdade e seguarança que precisa.
Passo 4: Descrever Tua Persona Seguidora Ideal.
Após coletar todos os dados, levantar e criar todas as hipóteses credíveis e válidas, agora é hora de descrever no pormenor quais são as tuas personas seguidores(a) ideais.
Para isto, identifique a persona através de características, gostos, desejos, medos, objectivos.
Podes incluir mais informações e quanto mais ao pormenor criar o perfil desta persona, maior é chance de criar conteúdo com assertividade que irá atingir novos seguidores e fideliza-los.
A Persona Criada Para o Exemplo 1 -
Loja de Roupa Feminina
A Persona Criada Para o Exemplo 2 - Influencer Musicista
Quando se conheces bem qual é as personas que desejam atingir e quais são as chances delas se tornarem novas seguidoras na vossa rede social, irá com certeza aumentar a assertividade de cada novo conteudo criado por si para fazer sucesso na sua carreira de influencer e reconhecimento da sua marca se for um perfil comercial.
Desejamos Sucesso para o Perfil agora que vai economizar imenso tempo quando for criar um conteúdo, pois saberá exatamente para qual persona buscar e interagir nas redes sociais.
Editorial Milhares de Seguidores
Sugestões, Dicas, Engajamento e
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