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Definir Público-Alvo & Persona Nas Redes Sociais

Definir Público-Alvo &
Persona Nas Redes Sociais

Para ter um perfil de sucesso no Instagram e outras redes sociais, é de grande importância que o influencer saiba exactamente quem é seu público-alvo e as personas que estes representam.

Não sabes bem como definir ou criar uma persona? Não se Preocupe vamos-te ajudar neste artigo a definir e criar uma persona com base no teu público-alvo.

A persona é usada como ferramenta do marketing para criar um perfil sobre quem seria o seu cliente ou seguidor ideal, dentro da identificação do grupo público-alvo.

Nosso objectivo é de vos ajudar a  direcionar melhor a criação do vosso conteúdo com uma assertividade maior e de forma mais interessante.

Qual é a diferença entre persona e público-alvo?

O público-alvo é a representação dos clientes ou seguidores em segmentos que tu queres atingir.

A persona no marketing é um perfil  comprador que representa quem seria o cliente ideal ou nomeadamente nesse caso o consumidor do teu conteúdo na redes sociais.

Como Criar Meu
Público-Alvo?

O público-alvo é a representação dos seguidores/clientes que tu queres atingir.

São os seguidores de uma rede social, que tem características em comum, nomedamente:

  • Pessoas com uma mesma educação.
  • Classe social.
  • Idade.
  • Nacionalidade.
  • Localidade e às vezes, até uma mesma profissão.
    (A  depender de qual é o vosso conteúdo oferecido).

Por norma o segmento do público-alvo  já apresenta uma breve descrição do mesmo. Diferente da persona, que é mais aprofundada,  com uma série de pormenores a serem considerados.

Para destacar as principais características público-alvo faça uma:

  • Definição generalizada e ampla.
  • Não defina hábitos e peculiaridades.
  • Não destaque hobbys e interesses pessoais/profissionais. 

Se reduz a pessoas  que poderão querer seguir o perfil, consumir vosso conteúdo e serem influenciados.

Dois Exemplos de Perfis e Grupos Alvos.

Perfil 1 - Loja de Roupas Femininas
  • Mulheres.
  • Idade 18+ à +60.
  • Portugal & Espanha.
  • Rede Social Alvo - Instagram.
  • Falantes de Português, Inglês ou Espanhol.
  • Perfil 2 - Influencer Musicista
  • Homens e Mulheres.
  • Idade 18+ à +60.
  • Europa.
  • Rede Social Alvo - Instagram e Tiktok. (Youtube Divulgação)
  • Falantes de Português e Inglês.
  • Estilo Musical Eletrónica e Funk.
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    Como Criar uma Persona?

    Para criar a persona perfeita  para o seu perfil, precisa apenas seguir 04 passos, o primeiro é responder algumas perguntas sobre os teus  seguidores.

    De maneira simples e facilitada  divida  as perguntas em algumas categorias:

    > Objectivos pessoais.

    > Objectivos profissionais.

    > Gostos e interesses.

    > Dificuldades pessoais.

    > Dificuldades profissionais e sonhos.


    Abaixo temos algumas perguntas de sugestão, claro podes adaptar sempre a vossa necessidade para identificar a persona seguidora ideal do vosso conteúdo.

    Passo 1: Coleta de Dados e Informações dos Seguidores.

    Perguntas pessoais
  • Qual sua idade?
  • Qual vosso estado civil?
  • Onde vives?
  • Faça um breve resumo sobre tu.
  • Tens filhos?
  • Qual é a sua classe social?
  • Quais são os seus valores?
  • Qual seu nível de instrução/escolaridade?
  • Quais suas metas de vida?
  • Quais suas dificuldades e problemas?
  • Qual seu maior sonho?
  • Perguntas sobre estilo de vida
  • Quais perfis influenciadores tu segues?
  • Quais Marcas costuma usar/comprar?
  • O que gostas de ver nas redes sociais?
  • Perguntas sobre interesses & Informação
  • O que gostas de fazer na horas vagas?
  • O que gostas de ver nas redes sociais?
  • Qual rede social gostas mais?
  • Quais são os teus interesses principais?
  • Qual contéudo considera interessante?
  • Com qual frequência consultas as redes sociais?
  • Perguntas sobre trabalho
  • Qual é seu cargo?
  • Qual sua trajetória profissional?
  • Quais são suas responsabilidades?
  • Que ferramentas utiliza?
  • Quais seus objetivos profissionais?
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    Passo 2: Crie uma Hipótese

    Com os dados coletados agora é hora de ir ao pormenor sobre o perfil dos seguidores que deseja atingir.

    Pense em uma ou mais cenas e situações,  que vá de encontro aos dados coletados e identifique quais cenários, poderá ser o mais condizente com o que o seu seguidor busca nas redes sociais para poder te encontrar.

    Importante lembrar que este seguidor pode ser um visitante 100% novo que ainda não conhece teu trabalho/perfil, ele encontrou-o através de conteúdos semelhantes

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    Passo 3: Encontrou Uma Hipótese Real?

    Agora que já tem todo um cenário construido para as hipóteses de quando, como e porque? Os novos seguidores irão encontrar-te e se manter a seguir e consumir teu conteúdo é importante revisar tudo criado até aqui, agora com uma perspetiva mais agressiva e questionadora, isto é  mesmo possível e alcançável? Uma boa solução é partilhar estes resultados com alguém de confiança ou parceiro envolvido no projecto e obter uma opinião para que possam validar as hipóteses.

    Faça a gestão da vossa rede social com toda
    a liberdade e seguarança que precisa.

    Tenha todos os gostos e seguidores que desejas ter!
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    Passo 4: Descrever Tua Persona Seguidora Ideal.

    Após coletar todos os dados, levantar e criar todas  as hipóteses credíveis e válidas, agora é hora de descrever no pormenor quais são as tuas personas seguidores(a)  ideais.

    Para isto, identifique a persona através  de características, gostos, desejos, medos, objectivos.

    Podes incluir mais informações e quanto mais ao pormenor criar o perfil desta persona, maior é chance de criar conteúdo com assertividade que irá atingir novos seguidores e fideliza-los.

    A Persona Criada Para o Exemplo 1 -
    Loja de Roupa Feminina

    Persona 1 - Maria Eduarda
    Maria Eduarda, 22 anos, Portuguesa, vive em Braga. É classe média, Frequentou a Licenciatura de Gestão, no IPCA de Braga, Não tem certeza se quer fazer uma licenciatura, optou por trabalhar e ainda mora com os pais.
    Persona 1 - Maria Eduarda
    Namora, relacionamento sério, gosta de discotecas, mas prefere cenas alternativas, não gosta de se sentir presa em ambientes fechados, gosta muito de moda, valoriza tendências mas apenas se forem acessíveis.
    Persona 1 - Maria Eduarda
    Não tem um circulo social grande de amigos, contudo, gosta muito do Tiktok para ver vídeos de moda, tendências, blogueiras e saber curiosidades, no Instagram tem perfil privado quase não publica, assiste muito mas não acredita que tem uma vida interessante para partilhar.
    Persona 1 - Maria Eduarda
    Atualmente trabalha em uma loja no centro comercial, pondera sair do emprego, mas não se sente segura, é sociável porem também é insegura, gosta de se sentir bonita e na moda.
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    A Persona Criada Para o Exemplo 2 - Influencer Musicista

    Persona 2 - Gonçalo
    Gonçalo, advogado de 30 anos, Português, vive em Porto. É classe média, licenciado em Direito e trabalha em um escritório de advocacia, mas está insatisfeito com sua colocação profissional.
    Persona 2 - Gonçalo
    Solteiro, gosta de ir para discotecas nas horas vagas com os amigos. Gostas de ficar em casa e pequenos happy hours, gosta imenso de ouvir musicas eletrónicas principalmente quando vai ao ginásio.
    Persona 2 - Gonçalo
    É uma pessoa influente, tem muitos amigos e seguidores nas redes sociais, a rede que mais gosta é o Instagram e Tiktok.
    Persona 2 - Gonçalo
    No Instagram gosta principalmente de fotos e stories dos amigos, para se atualizar e saber onde a malta tem andado, no tiktok prefere ver vídeos aleatórios e engraçados, não tem interesse em assuntos sérios, como notícias e políticas.
    Persona 2 - Gonçalo
    É perspicaz, inteligente e sabe muito bem como conversar sobre tudo um pouco desde política até religião. Tem personalidade forte, é sonhador, persuasivo e ambicioso.
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    Quando se conheces bem qual é as personas que desejam atingir e quais são as chances delas se tornarem novas seguidoras na vossa rede social, irá com certeza aumentar a assertividade de cada novo conteudo criado por si para fazer sucesso na sua carreira de influencer e reconhecimento da sua marca se for um perfil comercial.

    Desejamos Sucesso para o Perfil agora que vai economizar imenso tempo quando for criar um conteúdo, pois saberá exatamente para qual persona buscar e interagir nas redes sociais.

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